Óleo Essencial de Alecrim

0

DESPERTE COM ALECRIM

ALECRIM – Rosmarinus officinalis
O ALECRIM foi, uma das primeiras ervas utilizadas com finalidade medicinal. Na tradição popular européia, era usado para         espantar o demônio e proteger contra pragas, além de preservar e temperar a carne. Nas civilizações antigas, o alecrim era considerado uma planta sagrada que podia trazer paz tanto aos vivos quanto aos mortos. Na época da peste, era levado em              bolsas e no pescoço como proteção.
                                                                                
Método de extração – Destilação a vapor das sumidades floridas e das folhas – Brasil, Espanha,Marrocos, Tunísia
Rendimento: 1 tonelada de planta fresca rede 10 kg de óleo essencial;
Nota – Médio;
Aroma  – Cálido e penetrante, forte, límpido e refrescante;
Composição química– Borneol( álcool); cumínico ( aldeído); acetato de burnilo ( éster); cânfora, cineol (cetonas); cariofileno (sesquiterpeno); canfeno e pineno ( terpenos).
PROPRIEDADES
O Alecrim estimula a circulação e atua como um tônico para o sistema nervoso, a pele o coração,fígado e vesícula biliar.
Refrescante, antisséptico e antibacteriano é também diurético e purificador de uso geral.
Tem propriedades antidepressivas e antifúngicas. Previne e reduz espasmos, alivia a flatulência e regula a digestão. Elimina o catarro e a dor. A nível emocional, o óleo alivia a exaustão mental e ajuda na clareza da mente.
AROMATERAPIA
Cuidados com a pele: Acne, dermatites, eczema, cabelos oleosos, repelente de insetos, regulador da seborreia, varizes. Banho, colar aromático, loção corporal, escalda pés, shampoo, spray e Hidrolato.
Circulação, músculos e juntas: tensão muscular, gota, arteriosclerose, circulação deficiente, retenção de liquido e reumatismo. Banho, massagem suave, compressas quentes ou frias locais.
Sistema respiratório: asma, bronquite e tosse. Banho, inalação, colar aromático e spray.
Sistema digestivo: cólicas, flatulência, desordens hepáticas. Banho, massagem suave e compressa local.
Sistema imunológico: infecções, resfriados e gripes. Banho, massagem, loção, inalação, spray, colar aromático, gargarejo.
Sistema nervoso: fadiga mental, falta de concentração, Estimula o sistema nervoso central. Banho, loção, colar aromático.
Usos psicológicos e emocionais: Da energia e estimula o sistema nervoso central, Clareia a mente,  ajuda a memória, é revigorante e estimulante. Quando precisamos de muita concentração no trabalho, no estudo e estamos fatigados ou com dor de cabeça o Alecrim restabelece a atenção. Inalar profundamente o óleo puro direto do frasco ou no colar aromático ou no Aromatizador ambiental. No banho de banheira ou na ducha.
Mistura-se bem com: Olíbano, Ylang ylang, citronela, hortelã pimenta, cedro, tangerina, gengibre, capim limão, gerânio,manjericão, canela e outras especiarias.
Curiosidades
Usos Através dos Tempos
• Isabel, rainha da Hungria, usava-o num creme facial que também incluía o limão, a rosa, o Néroli, a Melissa e a Hortelã-pimenta. A “água da Rainha da Hungria” passou a ser produzida comercialmente no século XIV.
• França, os hospitais queimavam-no em épocas de epidemias pelas suas qualidades anti-sépticas e as igrejas usavam-no como incenso.
• Inglaterra, as pessoas usavam o alecrim em volta do pescoço como proteção contra as constipações e em volta do braço direto para levanta o ânimo. As folhas secas eram colocadas debaixo do travesseiro para proteger a pessoa dos pesadelos (principalmente as crianças).
Cuidados e precauções
  1.  As mulheres devem evitar o óleo de alecrim durante a gravidez se tiverem pressão alta e propensão para a epilepsia. Convém não esfregar ou massagear diretamente as veias varicosas. Hipertensos e epiléticos não devem utilizar o óleo essencial de Alecrim.
  2. Usar sempre diluído. Manter fora do alcance de crianças.
Bibliografia
The A to Z of essential oils – E.Joy.Bowles / Barron´s.
The Illustrated Encyclopedia oh ESSENTIAL OILS – Julia Lawless / Element
Aromaterapia para uma vida Saudável – Clare Walters / Konemann.
A Bio Essência não se responsabiliza pelo uso indevido de seus produtos. Em caso graves ou em casos de dúvida procure orientação de um médico
Texto retirado do site  www.bioessencia.com.br

Deixe uma resposta