Trechos do texto do Site Doce Limão da Conceição Trucom
O Gergelim tem o nome científico de Sesamum Indicum, motivo pelo qual também é conhecido por sésamo. É uma das espécies vegetais mais antigas cultivadas pelo homem.
Hoje a ciência já pode comprovar seus vários benefícios nutricionais, pois as sementes de gergelim:
– São ricas em minerais como o manganês, ferro, cobre, fósforo e cálcio, além das vitaminas do complexo B e E.
– Contém um poderoso antioxidante (família das lignanas), que também é anti-cancerígeno; e fitosteróis, que bloqueiam a produção excessiva de colesterol. Por sua ação moduladora do colesterol no sangue; previne e trata problemas cardiovasculares como arteriosclerose, infarto do miocárdio e trombose arterial.
– É uma excelente fonte de proteínas, além de rico em gorduras do bem (as monoinsaturadas) e grande concentração de fibras. Portanto, é excelente quando há grande demanda física como: prática desportiva, gravidez, lactação, convalescença após intervenções cirúrgicas ou doenças. Também na falta de rendimento ou de capacidade sexual tanto no homem quanto na mulher.
Funções Terapêuticas
O gergelim umedece e lubrifica os intestinos em função da presença, na casca da semente, do ácido linol, que promove aumento do peristaltismo intestinal, do trânsito do bolo alimentar e ativa a circulação sanguínea na parede intestinal. Também evita e trata a prisão de ventre e hemorróidas.
Para as gestantes que apresentam prisão de ventre, o ideal é tomar sucos desintoxicantes batido com gergelim germinado, uma fruta doce da estação e folhas verdes como hortelã, funcho e salsa.
A sua utilização é muito recomendada para diabéticos, devido ao seu efeito hipoglicemiante e melhora da sensibilidade à insulina nos diabéticos tipo 2.
Alguns benefícios:
Fortalece os tendões e ossos;
Tonifica o fígado e os rins;
Tônico geral, principalmente após hemorragias;
Combate dores lombares e de joelhos, reumatismo;
Evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos;
Melhora a elasticidade da pele e forte poder antioxidante nas células.