O Uso de Óleos Essenciais na Acupuntura

2

Monografia de Especialização : Mari Gema Fontelles De La Cruz na Universidade de Cuiabá no programa de pós-graduação em acupuntura.

Resumo

As práticas holísticas em saúde, entre elas a acupuntura e aromaterapia possibilitam o entendimento da saúde como um estado de equilíbrio dinâmico que abrange os aspectos físicos, psíquicos, mentais, sociais e ambientais do ser humano numa também dinâmica interação interdependente. Os óleos essenciais podem ser utilizados como complementares na acupuntura durante e após a aplicação das agulhas, atuando nos sintomas apresentados e na emocionalidade da pessoa. Foi realizado um levantamento bibliográfico extenso sobre o tema Acupuntura e Aromaterapia, procurando estabelecer as relações existentes entre ambas. A partir da seleção dos pontos de acupuntura (mais especificamente os pontos Su e os pontos dos cinco elementos) e os sintomas correspondentes (físicos, mentais e emocionais) foram elencados óleos essenciais compatíveis ao agravo e que são encontrados na clinica diária do terapeuta.

Considerações gerais

Tanto a acupuntura e a aromaterapia tem suas bases estabelecidas milenarmente, ambas tratam dos aspectos curativos, mas principalmente preventivos, embora tenham suas bases em tradições diferentes, sendo acupuntura a na Medicina Tradicional Chinesa e a aromaterapia na Medicina Hipocrática, podemos aliar estes sistemas terapêuticos na busca do equilíbrio físico, emocional e energético.

Tanto os óleos essenciais quanto os pontos de acupuntura são escolhidos para serem associados tendo por critério o quadro energético e sintomatológico apresentado pelo paciente e pelos dados colhidos pelos diagnósticos da MTC e da Medicina Ocidental.

Ao estabelecer as relações existentes entre os acupontos e os óleos com especificidade sintomática, podendo agrupar através de quadros patológicos mais amplos, estamos favorecendo um sinergismo de ações em direção ao um novo estado de equilíbrio. Entretanto a proposta de indicações de óleos essenciais para os pontos de acupuntura, não é superior à avaliação holística do paciente, estabelecendo as relações entre o processo saúde doença e o seu meio interno (aspectos mentais, emocionais e biológicos) e externo (clima, alimentação).

 

Observação: Veja na tese a relação dos óleos essenciais  com os pontos de acupuntura escolhidos para o estudo.

Tese completa:http://www.ppmac.org/sites/default/files/oleos_essenciais_na_acupuntura.pdf

2 Comentários

Deixe uma resposta