Óleos Essenciais e Alimentos Vivos

0

Márcia Unfer *

A base da alimentação viva é de alimentos do reino vegetal crus, germinados, brotados, hidratados… São as sementes, verduras, frutas, algas, cogumelos, brotos; porém alimento cru e integral, preservando a sua estrutura original, organizada em nutrientes e enzimas.

Ao introduzirmos pequenas gotas de certos óleos essenciais nestas receitas, estamos promovendo uma aliança natural, potencializando ainda mais ao benefícios de cada um destes alimentos crus e vivos.

Óleos essenciais são extratos concentrados de plantas – flores, cascas, folhas, caules, raízes – naturais e essenciais, composições de moléculas orgânicas responsáveis pelo aroma das plantas, que trazem para a cozinha aromas de frutas, flores, ervas e terra. Além disso, seu efeito terapêutico pode ser percebido para quem está no comando das receitas e também para os que provarem estas delícias!

Um doce vivo aromatizado com óleo de cravo, canela, laranja ou café irá proporcionar uma sensação de proteção, espontaneidade, alerta.

Uma salada temperada com ervas e gotas de óleo essencial de limão lembrará fruta no pé. O limão é digestivo, ativa a salivação e mastigação, desintoxica o fígado, acalma e purifica o ambiente.

E o óleo essencial de laranja? Experimente colocar gotas deste óleo em uma jarra de água, acrescente casca de laranja orgânica e algumas estrelas de anis estrelado. Aguarde uns minutos e terá uma água, linda, digestiva e ainda leveza, alegria, hidratação!


Uma receita FRATINO de Docinho de Cacau Vivo com Óleo Essencial de Laranja:

Ingredientes: 120 g de uva passa ou ameixa passa – 100 g de tâmaras secas previamente hidratadas por 4 horas – 100 g de amêndoa germinada (cerca de 1,5 xícara de chá – opcional tirar a pele) – 1 colher (sopa) de cacau em pó sem açúcar – 1 colher (sopa) de melado de cana orgânico – 2 gotas de óleo essencial de laranja.

Preparo: Processar todos os ingredientes até obter massa na consistência para fazer bolinhas.

Retirar, montar as bolinhas no tamanho desejado e decorar com coco germinado ralado, farinha de laranja, farinha de limão, alfarroba, amêndoa germinada ralada… Enfim, usar a imaginação. Opcional decorar os docinhos com frutas secas ou sementes (dentro ou sobre as bolinhas). Arrumar em forminhas coloridas.

E, para aproveitar um almoço com amigos e/ou familiares, promovendo um ambiente alegre, amoroso, livre de vírus e bactérias, protegido de energias pesadas e facilitando a digestão, nada melhor que uma alquimia com óleos essenciais…

Colocar no difusor de ambientes 4 gotas de cada um desses óleos essenciais: limão com canela ou limão com cravo ou limão com anis estrelado.

Uma forte experiência sensorial, afetiva e terapêutica!

Do blog  Doce Limão

(*) Márcia Unfer é Terapeuta Naturista e realiza Cursos de Alimentação Viva – Dolce da Vida – sem lactose e glúten.

Deixe uma resposta