Seu bebê tem cólicas?

0

Texto do blog  Quintal de Bruxa – Terapias Naturais  – 

nene1Bom, de cólicas nós mulheres entendemos bem né?! Se para nós essa dor já é muito incômoda e sofrida imagina para os pequeninos.Sim, os bebês também sofrem de cólicas e levam os pais ao desespero com seus choros estridentes e ininterruptos.
É fácil identificar quando eles estão sentindo as dores. Ficam com o rosto vermelho, fazem muitas caretas, se contorcem e encolhem as perninhas em direção a barriga. Muitas vezes nos sentimos impotentes, sem ter ou saber o que fazer.

Mas pra tudo tem uma explicação e jeito. As cólicas nos bebês são comuns, principalmente dos 15 dias de vida até os 3 meses. Isso se deve porque o intestino dos bebês ainda não esta preparado totalmente para fazer a digestão do leite, mesmo que o materno.

Como o intestino ainda não esta 100% preparado, as paredes intestinais se contraem e relaxam descompassadamente e isso causa os gases e as cólicas. O intestino dos pequenos precisa de um certo tempo também para se coordenar e funcionar no ritmo certo. Até lá podemos fazer algumas coisas para amenizar essas dores, que para eles, por serem as primeiras dores a sentirem fora do útero, são terríveis.

Dicas de como amenizar as cólicas:

– Colocar o bebê em uma posição que seja mais confortável para ele. Geralmente esta posição é verticalmente, barriga com barriga e as perninhas encolhidas. Essa posição facilita a saída dos gases e diminui as dores.
Também pode colocá-lo deitado de barriga para baixo em seu antebraço.

– Banhos de balde bem quentinhos também ajudam a aliviar as dores.

– Esquentar a barriguinha com uma bolsa de água quente, como fazemos em nós, ou mesmo com bolsinhas de sementes que são aquecidas no microondas.

massagem-colica-bebe– Massagens também são bem vindas. Com a mão quente faça movimentos circulares na barriguinha no sentido horário. Aqui também podemos aplicar 1 colher de sopa de óleo vegetal de semente de uva aquecido com 1 gota de óleo essencial de erva doce.

As massagens com óleos aquecidos melhoram rapidamente as dores. Aquecem o local e fazem com que a pele absorva mais rápido os óleos para que assim desempenhem sua função.

 Neste caso  da massagem com Óleo Essencial de erva doce  (Funcho – Foeniculum vulgare)-  é  necessário saber algumas características sobre o óleo essencial de erva doce.

funcho1 História: Muito conhecida e utilizada pelos antigos chineses como remédio para picada de cobras.  Pelos romanos era utilizada como tônico estoma cal. Também era conhecida como remédio para  emagrecimento, pois proporcionava a sensação de saciedade. Era utilizada com o chá anti- cólicas  para crianças.

 Composição: O óleo essencial de erva doce é composto em sua maior parte de anetol, composto  adocicado, 13 vezes mais doce que o açúcar.

 Propriedades: Digestivo, diurético, carminativo, facilita a digestão, alivia flatulência e cólicas intestinais, acalma e combate a insônia. Muito utilizado para aliviar as cólicas em bebês.

Por ser um óleo essencial muito concentrado e forte em seus compostos químicos, devemos ter cuidado ao manuseá-lo nos bebês. Sempre usar diluído em óleo vegetal na proporção de 1 colher de sopa de OV para 1 única gota de OE de erva doce.

Pratique as massagens em seus bebês, eles agradecerão pelo alivio proporcionado!!!

Deixe uma resposta