Muito difícil de diagnosticar, a Borreliose ou Doença de Lyme é transmitida pelo carrapato. É uma zoonose, pois é transmitida do animal para o homem.
Doença infecciosa, não contagiosa causada pela bactéria Borrelia burgdorferi, onde o quadro clínico apresenta amplo espectro, podendo desencadear manifestações cutâneas, articulares, neurológicas e cardíacas
Uma amiga foi diagnosticada com Doença de Lyme, somente um ano depois de ter apresentado diversos destes sintomas.
Encontrei esse artigo bastante interessante aonde à ação de óleos essenciais, como acaricida pode ser um modo simples de prevenir essa doença, eliminando os carrapatos.
Efeito acaricida de óleos essenciais e concentrados emulsionáveis de Eucalyptus spp em Boophilus microplus
Ana Carolina de Souza Chagas; Wanderley Mascarenhas Passos; Hélio Teixeira Prates; Romário Cerqueira Leite; John Furlong; Isabel Cristina Pereira Fortes
Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. vol.39 no.5 São Paulo 2002
Realizou-se um estudo sobre a ação biocida de Eucalyptus citriodora, Eucalyptus globulus e Eucalyptus staigeriana no carrapato Boophilus microplus, buscando-se a produção de acaricidas menos agressivos ao meio ambiente. Os óleos essenciais das três espécies e os concentrados emulsionáveis de E. globulus e E. staigerianaforam testados em cinco concentrações diferentes contra larvas e fêmeas ingurgitadas de B. microplus. Os óleos foram submetidos à análise por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (CG/EM), a fim de se investigar sua composição. O citronelal é o principal componente do óleo de E. citriodora, sendo responsável por sua ação acaricida. O mesmo ocorre com o 1,8-cineol em E. globulus. Em E. staigeriana existem várias substâncias que agem sinergicamente contra B. microplus. O óleo essencial de E. citriodora matou 100% dos carrapatos a uma concentração média de 17,5%, o de E. globulus a 15% e o de E. staigeriana a 12,5%. Os concentrados emulsionáveis de E. globulus mataram 100% dos carrapatos a uma concentração média de 9,9% e o de E. staigeriana a uma concentração de 3,9%. O desenvolvimento de produtos que possam ser testados a campo e comercializados a preços competitivos serão passos a serem seguidos. Os biocarrapaticidas têm um apelo comercial grande, permitindo controlar B. microplus de um modo menos agressivo ao meio ambiente.
Trabalho completo: http://goo.gl/7OH2m
3 Comentários
No animal (cachorro) como podemos fazer para aplicar como preventivo e também quando encontramos algum carrapato no cachorro o que devemos fazer.
grata.
Boa noite Fátima, você pode:
1) diluir no sabonete líquido do seu animal, em cada colher do sabonete líquido uma gota do óleo essencial de eucalipto.
2) diluir duas gotinhas em um pouco de álcool de cereal e jogar na água de enxague do seu animal.
estou as ordens…