Sou completamente desligada, e muitas vezes eu começava a fazer algo e quando via estava fazendo outra completamente diferente. No carro, isto também acontecia, saia para ir ao supermercado e parava em outro local completamente diferente. Mas a aromaterapia foi me ajudando a me organizar, principalmente o Óleo Essencial de Cravo. Uma gota do óleo essencial em um difusor colocado no carro fez com que eu prestasse mais atenção ao que estava fazendo e não mais perdesse tempo por falta de atenção.
Mas a utilização do cravo e de seu óleo essencial vem há muito tempo sendo utilizado na culinária, na saúde e nos procedimentos estéticos.
O cravo utilizado na culinária é um condimento versátil usado tanto em pratos doces como em pratos salgados. Empregado no preparo de caldos, ensopados, doces, pudins, bolos, tortas de maçã, pães, vinhos e ponches quentes e licores.
Com ação bactericida preserva e prolonga a validade de compotas e conservas. Em alguns países, costuma-se introduzi-lo juntamente com dentes de alho dentro de pernis e presuntos.
Na saúde e na cosmética são utilizados de diversas formas:
- loções e vaporizações para limpeza de pele.
- higiene bucal para fazer assepsia e promover um hálito agradável,
- banhos de imersão aromáticos e águas perfumadas.
- combate à acne.
- massagear músculos doloridos, para suavizar estrias,
- tratamento de unhas quebradiças, rachadas ou fracas
- calosidades.
- pomadas para remoção de verrugas.
- pomadas para aliviar coceira e o inchaço das picadas de inseto.
- xampus e loções capilares que limpam e auxiliam o crescimento dos fios.
- atividade antimicrobiana, com amplo espectro de ação contra fungos (Aspergillus Níger, Saccharomyces cerevisiase, Mycoderma sp, Candida albicans)
- bactericida (Streptococus mutans, Lactobacillus acidophilus e Bacillus cereus)
- efeitos anti-inflamatório, cicatrizante e analgésico.
Não se deve exagerar no consumo do Óleo Essencial de Cravo. Ele pode irritar a mucosa da boca. Além disso, quem tem o estômago mais sensível também deve usá-lo com moderação.
Vários trabalhos científicos já existem para comprovar estas ações. Para maiores informações sobre a ação do Óleo Essencial de Cravo, visite a revisão bibliográfica do trabalho:
Aspectos Químicos e Biológicos do Óleo Essencial de Cravo da Índia – Affonso, R. S.; Rennó, M. N.; Slana, G. B. C. A.; França, T. C. C.*-Rev. Virtual Quim, 2012, 4 (2), 146-161. Data de publicação na Web: 14 de maio de 2012 – http://www.uff.br/rvq
Alguns trechos do trabalho:
…O craveiro da Índia pertence à família das mirtáceas (Myrtaceae) e é atualmente conhecido cientificamente pelo nome de Syzygium aromaticum [L] Merr. et Perry, porém também já foi classificado como Eugenia caryophyllus (Sprengel) Büllock et Harrison, Caryophyllus aromaticus L. Eugenia caryophyllata Tumb e Eugenia aromatica (L) Baill…
…Embora ainda subestimado pelas suas propriedades terapêuticas, hoje o cravo da índia tem sido usado popularmente no tratamento de muitas doenças. Alguns destes usos estão sendo comprovados cientificamente e há algumas revisões na literatura sobre suas aplicações terapêuticas.
Os principais produtos derivados do cravo da Índia disponíveis no mercado nacional hoje em dia são o óleo essencial puro ou produtos derivados dele, cuja principal aplicação é como anestésico local em odontologia, e o próprio botão floral seco que é usado como tempero…
Principais atividades descritas na literatura para os componentes do óleo do cravo da índia
Componentes do Óleo Essencial de Cravo atividades reportadas:
Eugenol – Antiviral; antiúlcera; antidiabético; afrodisíaco; antioxidante; antitumoral; anestésico e anti-inflamatório; antimicrobiano; inseticida;
β-cariofileno – Inseticida; inibidor de edemas; fagorrepelente; anti-inflamatório; antitumoral; antialérgico;
α-humuleno – Anestésico e anti-inflamatório