Insônia

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Abaixo trechos do texto de Silvia Kalvon  de como utilizar da Aromaterapia para combater a Insônia. No texto completo você encontra também ação  de vários Florais.

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A INSÔNIA é um sintoma e não uma doença que consiste na dificuldade de adormecer ou de retomar o sono, prejudicando a qualidade do sono que deveria ser reparador. É um sintoma de que algo não anda bem: tensão, preocupação, maus hábitos (uso de drogas, cigarro, bebidas estimulantes), ansiedade, depressão, entre outros.

A maioria dos artigos sobre insônia se referem a importância de exercícios físicos regulares, suspensão de uso de bebidas que estimulantes contenham álcool e cafeína e verificar se o colchão está adequado. A melhora da qualidade do sono também é beneficiada pela prática da yoga e meditação.

Aromaterapia pode auxiliar com os óleos essenciais sedativos que relaxarão mente e corpo: Lavanda (Lavandula officinalis), Camomila (Matricaria chamomilla), Néroli (Citrus vulgaris),Bergamota (Citrus bergamia) quando a insônia está relacionada à depressão, Manjerona(Origanum majorana) auxillia também a diminuir as dores musculares, Ylang-ylang (Cananga odorata), Benjoim (Styrax Benzoim) quando o problema são os pensamentos repetitivos, ou para este caso, use 1 gota de óleo essencial de Vetiver (Vetiveria zizanioides), que também tem o efeito de acalmar a mente.

Se você tem o privilégio de ter uma banheira, dilua de 4 a 6 gotas de um ou mais óleos essenciais citados acima em meia xícara de leite ou em 2 colheres de sopa de azeite ou óleo de amêndoas, dissolva bem uma banheira com água morna e relaxe por uns 15 minutos. Varie sempre os óleos essenciais, não usando o mesmo por duas semanas seguidas. Para crianças use somente os óleos essenciais de Lavanda ou Camomila e use apenas 2 ou 3 gotas na banheira. NÃO DEIXE QUE A ÁGUA DO BANHO ENTRE EM CONTATO COM OS OLHOS!

Outra opção é fazer um creme de massagem para os pés:

  • 60 gr de creme neutro
  • 08 gotas de óleo essencial de Bergamota
  • 12 gotas de óleo essencial de Lavanda ou Manjerona
  • 2 gotas de óleo essencial de Ylang-ylang
  • 2 gotas de óleo essencial de Vetiver
  • opcional: acrescente ½ colher de sopa de óleo vegetal de germe de trigo para que o creme fique mais emoliente. Massageie os pés antes de dormir.

Mais uma sugestão aromaterápica: coloque 1 gota de óleo essencial de Lavanda em um algodão e coloque-o dentro do travesseiro, isso também ajudará a ter uma boa noite de sono!

Foto:/sxc.hu

Do blog  Vida Floral 

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