Aromaterapia para ajudar no emagrecimento. É possível?

0
Texto de Sâmia Maluf
gordura

A aromaterapia por meio dos óleos vegetais e essenciais puros é uma terapia complementar que pode ser utilizada no processo de emagrecimento. Quando é possível unir dieta balanceada, prática de atividade física e uso da aromaterapia, os resultados são mais rápidos e naturais, já que há a aceleração do metabolismo e eliminação de toxinas.

Os óleos essenciais são voláteis, contém aromas e ativos que podem ser usados em cosméticos, na área medicinal e farmacológica. Os óleos vegetais ou ácidos graxos essenciais contêm outras substâncias igualmente importantes. Por exemplo: o óleo de semente de uva é rico em polifenóis, alpha tocopherol, anti-oxidantes e anti-radicais livres. O de germe de trigo contém vitamina E; o óleo de gergelim, além da vitamina E, possui omêga 3 – que auxilia no emagrecimento.

Nesses óleos vegetais colocamos apenas algumas gotas dos óleos essenciais e os utilizamos em massagens, drenagem linfática, banhos e programas de desintoxicação, entre outras aplicações.  Existe uma dosagem terapêutica exata que varia de 1% a 3%. Por exemplo: em 100 ml de óleo vegetal de gergelim colocamos mais ou menos 25 gotas (1 ml) de óleo essencial (o que equivale a 1% ).

Voltando às aplicações, quando falamos em drenagem linfática, o óleo essencial de grapefruit auxilia o sistema linfático na eliminação de líquidos. Quando falamos em desintoxicação, os óleos de cipreste e eucalipto glóbulos aumentam a circulação sangüínea e – conseqüentemente – potencializam a eliminação de toxinas. Nada é mágico, é importante associar o uso da aromaterapia com o que já sabemos ser importante para eliminar os quilos a mais: atividade física, alimentação balanceada, etc.

Sempre ressalto que o grande vilão do emagrecimento é também o stress negativo – quadro que traz aumento do cortisol. Com isso, as pessoas sentem mais vontade de comer, sobretudo, doces e carboidratos. O corpo passa a produzir mais insulina para equilibrar a quantidade de glicose e açúcares no organismo, gerando a síndrome metabólica. As pessoas ficam menos sensíveis à leptina, um hormônio que dá a sensação de saciedade. Resultado: sentem fome, comem mais e ganham peso.

Dicas e receitas:

  •  Quem quer emagrecer precisa controlar a ansiedade e ter qualidade do sono. À noite, entre a fronha e o travesseiro, coloque duas gotas do óleo essencial de lavanda numa bolinha de algodão.
  • Ao acordar, coloque uma gota do óleo essencial de hortelã pimenta num folha lenço de papel. Inale. No banho, pingue de 2 a 3 gotas deste mesmo óleo no chão do box.  A água quente irá volatizar os ativos deste óleo, que fará com que a circulação acelere e, conseqüentemente, ajude a expelir mais toxinas.
  • Use em seu local de trabalho um aromatizador com o óleo essencial de erva doce que diminui o apetite e traz uma sensação de saciedade, fazendo com que você não fique enlouquecido por uma bolachinha.
  • Uma boa massagem com o óleo vegetal de gergelim e com óleo essencial de limão tahiti é excelente para queimar gorduras. Mas faça esta massagem só à noite, pois o óleo de limão como todos os cítricos são fotossenssibilizantes, ou seja, nunca se exponha ao sol ao usar esses óleos;
  • Uma vez por semana, faça uma massagem modeladora com óleo vegetal de gergelim e óleo essencial de erva doce;
  • Use a sinergia abaixo como hidratante pós-banho. É ótima para combater a retenção de líquidos:
03 gotas de OE de Cipreste;
02 gotas de OE de Limão Tahiti;
01 gota de OE de Hortelã Pimenta;
05 gotas de OE de Grapefruit;
03 colheres de sopa de OV de Semente de Uva;
 

Deixe uma resposta